24.10.22

RESENHA DE "ESPIRITISMO EM PERSPECTIVAS" É PUBLICADO NA REVISTA INTERAÇÕES, DA PUC MINAS.

 


A revista Interações, da PUC Minas, acaba de ser lançada em formato digital e gratuito. Nesse número 17, o tema central é "O espiritismo em perspectivas", tornando-se um grande dossiê de pesquisas sobre a doutrina nas áreas de ciência da religião, história, filosofia e outras ciências humanas. 

Contribuí com uma resenha crítica sobre o livro "Espiritismo em perspectivas", publicado pela Saga Editora em 2019, organizado por Adriana Gomes, André Seal e Marcelo Gulão. Quem se interessar pelo nosso trabalho, basta acessar: http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/27588

O número DOI da Interações é http://dx.dox.org/10.5752/p.1983-2478

Recomendo aos leitores de Espiritismo Comentado a leitura de "Um panorama histórico da trajetória do espiritismo da França até o Brasil", de Angélica Almeida, Adriana Gomes e Marcelo Gulão Pimentel.    http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/29088 

Recomendo também o texto de Humberto Schubert, "As bases filosóficas do niilismo e do espiritismo explicadas segundo o conflito ciência e religião". http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/27092

Fausto Nogueira escreveu um artigo sobre a imprensa espírita em São Paulo (1873-1911). Se a memória não me engana ele tem uma tese de doutoramento sobre Batuíra, e usou o acervo do Centro de Cultura e Documentação do Espiritismo - Eduardo Carvalho Monteiro, em São Paulo.

Pedro Simões, professor da UFSC, escreveu um artigo sobre seu tema: O assistencialismo espírita. Ele publicou um livro com o selo do CCDPE-ECM, chamado "Dá-me de comer", no qual apresenta uma pesquisa nas sociedades espíritas de Santa Catarina e analisa o pensamento de Kardec com relação à ação social. 

Ainda não li a maioria dos artigos da revista, mas os autores merecem ser lidos por espíritas e simpatizantes, que desejam conhecer os trabalhos acadêmicos sobre o espiritismo e o movimento espírita.

11.10.22

ESQUINA DO CÉLIA TRAZ FILHA DE HERMÍNIO MIRANDA PARA FALAR DE RECORDAÇÕES

 


Há nove anos desencarnava o escritor Hermínio Corrêa de Miranda, no dia 08/07/2013. Passados mais de nove anos, conseguimos entrevistar a filha para falar do Hermínio-Pai e das suas memórias sobre o Hermínio-Escritor Espírita.

Foi pouco mais de uma hora de entrevista na qual ficamos sabendo de muitos acontecimentos na vida do nosso herói intelectual. Os livros Os Procuradores de Deus, Os senhores do mundo, Nossos filhos são espíritos e A diversidade dos Carismas são os que aparecem nessa conversa, mais parecida com um café na boca do forno à lenha que com as sizudas entrevistas técnicas que vemos em muitos canais de televisão.

Se você já leu e gosta do Hermínio, essa entrevista é um presente, Não deixe de assistir! Ela está no endereço eletrônico: https://youtu.be/p52GQDPdANI