27.6.19

O LEGADO DE ALLAN KARDEC





Conheci a Simoni Privato inicialmente na leitura de seu livro em espanhol. Até onde sei, ela havia sido consultada pelo presidente da Confederação Espírita Argentina (CEA) sobre que edição do livro "A Gênese, os milagres e as predições segundo o espiritismo", de Allan Kardec, deveria ser publicada em espanhol. Um debate no movimento espírita francês, antigo, ocorrido no século XIX, justificava a questão.

Em vez de dar uma resposta rápida, considerando a seriedade da missão que lhe foi confiada, ela começou a estudar a história das diferentes edições de A Gênese, pesquisou documentos na Biblioteca Nacional da França e, de repente, se viu em meio a uma aventura intelectual: vasculhar no passado as migalhas de pão deixadas pelos documentos para recuperar a história de um livro e de um movimento intelectual francês do século XIX, após a desencarnação de seu fundador.

O livro dela, hoje publicado em português pelo Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo - Eduardo Carvalho Monteiro, em parceria com a USE-SP, não apenas fundamenta sua resposta à CEA, mas conta o que ela descobriu em meio à busca por livros, documentos, revistas e muitas outras fontes históricas que compilou.

Esta é a primeira de uma série de vídeos que ela deve fazer sobre sua aventura, e deve visar atrair os interessados a assistir e comentar tudo o que descobriu e deduziu. Nele ela fala um pouco de si mesma, apresenta de forma discreta suas credenciais, que mostram onde adquiriu expertise para fazer o que se propôs. Compartilha conosco um pouco de suas lutas e dificuldades e assegura o total desinteresse econômico de sua empreitada, realizada por amor e dedicação ao espiritismo e à importância que ela dá à doutrina para sua vida, e para a dos que desejam compartilhar sua ética.

Como gostei do trabalho, compartilho com os leitores do Espiritismo Comentado, que passam a poder acompanhar a exposição da pesquisa pela própria autora a partir de agora.

13.6.19

ESPIRITISMO NO SHOPPING CENTER




Todos nós sabemos que o principal lugar de espiritismo é o centro espírita. Todavia, para que o movimento espírita possa ter novos membros, são necessárias iniciativas de divulgação da doutrina para o público em geral. Como uma pessoa pode se interessar por alguma coisa que desconhece?

Por essa razão, cada vez mais o movimento espírita cria espaços de divulgação voltados ao grande público, seja via internet, seja organizando eventos em auditórios de escolas, teatros e hotéis, seja levando o livro espírita para além das livrarias em centros espíritas.

Tem muitos anos que frequento livrarias, e há uns trinta anos, os livros espíritas só eram encontrados em livrarias de centros espíritas e em sebos. Alguém dava uma “limpa” em casa, e alguns livros iam parar nas prateleiras empoeiradas. 

Aqui em Belo Horizonte, um dos lugares em que eu achava livros raros era o “sebo do Amadeu”, lugar obrigatório para os estudantes que tinham dinheiro a menos. Sempre conversava com ele, que conhecia os livros espíritas, e à época eu procurava o “História do Espiritismo”. Amadeu me dizia que todo mundo só conhecia os livros de Sherlock Holmes, escritos pelo Conan Doyle, mas que ele sabia que o livro que eu procurava existia. Comprei lá muitos livros de Leopoldo Machado, amarelados, hoje muito raros porque não houve reedição.

Há algum tempo, eu estava passeando com a família no Boulevard Shopping, em Belo Horizonte-MG, quando entramos na livraria Leitura. As meninas sempre têm alguma coisa para comprar na papelaria, e tanto eu como minha esposa gostamos de olhar os livros expostos, às vezes comprar algum. Encontrei a Maria, da editora Lachâtre, no meio das estantes com os livros na “vertical”. Não consegui me conter e perguntei:

- O “Conversando com os Espíritos” está exposto? 

Conversando com os espíritos, como os leitores do Espiritismo Comentado sabem, é o nosso último livro. Trata do atendimento ou diálogo com espíritos em sofrimento, através da mediunidade. Faz uma aproximação entre a relação de ajuda da psicologia humanista e a atividade que fazemos há muitos anos nas reuniões mediúnicas espíritas.



Incansável, a Maria consultou o sistema e informou que havia três na loja, mas que deviam estar no estoque. Terminamos as compras, despedimo-nos, e ela ainda estava às voltas com o livro.

À noitinha chegou a foto dos três livros na estante, no meio de livros espíritas e espiritualistas. 

Não sei se os frequentadores da Leitura “acham” meu livro na estante. Ele está escondidinho, no meio de muitos livros espíritas e “nem tanto”. Na verdade, quando vi, estava no meio dos “nem tanto”, o que deve causar uma má impressão inicial aos espíritas.

Ainda falta um pouco de boa vontade para nossos livros ficaram expostos na área nobre, ao alcance das vistas, reservada geralmente para os “best sellers”, romances, biográficos e clássicos.

Contudo, quando o leitor for ao shopping tomar um sorvete, assistir ao cinema, comer uma pizza, fazer compras ou simplesmente passear, acho que vai se lembrar que já existem muitos livros espíritas aguardando serem comprados nas grandes livrarias. Inclusive os nossos.

10.6.19

DESCARTES E KARDEC NA REVISTA REFORMADOR




A revista Reformador publicou este mês, junho de 2019, o nosso ensaio “René Descartes e Allan Kardec: conceito e atributos de Deus”. Esse trabalho argumenta que há um possível diálogo entre as ideias que Kardec trocou com os espíritos e alguns conceitos do “pai do racionalismo” francês.

Descartes parte do “cogito”, postulado principal de seu sistema filosófico, para concluir a existência de Deus, na segunda meditação cartesiana. O artigo trata também da questão 7 de O livro dos espíritos, cuja questão foi reescrita na segunda edição francesa, na qual Kardec discute uma questão antiga da filosofia que associa Deus ao conceito de infinito. 

Ainda nesse trabalho tratam-se das três substâncias (ousias) cartesianas existentes, como descritas pelo filósofo francês: a res infinita ou res divina (ou Deus, como afirma Kardec); a res cogitans (ou espírito, com e minúsculo, como pensa Kardec) e a res extensa (ou matéria, em Allan Kardec). 

A revista mensal publicada pela Federação Espírita Brasileira (Reformador) pode ser assinada em formato digital ou impresso. A anuidade atual da assinatura digital é de 50 reais e pode ser feita em https://www.souleitorespirita.com.br/loja2/ Mais informações no mesmo site. O formato digital pode ser lido em computadores, notebooks, smartphones e outros aparelhos digitais de imagem.

Mais informações em http://www.souleitorespirita.com.br/reformador/contato/