28.2.10

ANTROPOLOGIA DA IMAGINAÇÃO





Finalmente consegui adquirir a tradução em língua portuguesa do clássico da antropologia francesa sobre o Espiritismo: A Mesa, o Livro e os Espíritos: Gênese, Evolução e Atualidade do Movimento Social Espírita entre França e Brasil, escrito por Marion Aubrée e François Laplantine.

O projeto é imensamente ambicioso, porque, além do estudo de campo, há uma intenção de comparar a trajetória histórica dos movimentos francês e brasileiro.

Sempre achei interessante o conceito de etnocentrismo. O olhar e a escuta dos pesquisadores franceses privilegiam no Brasil os aspectos que eles consideram míticos do Espiritismo. Da mesma forma que dizem que construímos uma representação social dos franceses como pessoas sofisticadas, os pesquisadores não conseguem evitar aquela representação de “carnaval, futebol e pobreza”, que a mídia construiu no imaginário internacional. Como não há conexão entre Espiritismo e futebol, ficou o carnaval e a pobreza. Já me explico.

Minha experiência pessoal com professores franceses, é de uma relação vertical com os professores brasileiros. Talvez estejam acostumados a recebê-los como alunos do lado de lá do Atlântico e generalizem indevidamente... A exceção que posso registrar foi a professora Helena Hirata. Supervalorizam o olhar estrangeiro sobre o Brasil, e nunca tive notícias de comentários sobre um olhar brasileiro sobre a França

Para que esta matéria não fique grande, vou tratar diversos pontos curiosos do livro em outras matérias. Escolhi o Pacto Áureo como primeiro ponto. Eles articulam o pacto áureo à Umbanda. Ele seria uma espécie de recomposição do movimento espírita, frente à ameaça da Umbanda, uma prática mais nacionalista, porque incorporava elementos dos cultos afro e indígenas (não há menção ao sincretismo católico, tão exaustivamente descrito por Deolindo Amorim e outros autores).

De fato, existia uma preocupação à época com os sincretismos, o que envolve as doutrinas orientalistas e o próprio catolicismo. O livro O Espiritismo e as Doutrinas Espiritualistas é uma das respostas do movimento a esta tendência sincretizante, que deve ter se expandido após a ditadura Vargas, que proibiu e controlou não apenas as manifestações espíritas, mas todos os espaços de assembléias que pudessem significar alguma resistência ao regime.

Contudo, o Pacto Áureo nos soa como uma recomposição interna do movimento. Havia estados com duas ou mais organizações com papel de federativa, como era o caso de São Paulo e Rio de Janeiro, uma organização que congregava intelectuais do Rio de Janeiro, São Paulo e possivelmente outros estados, que era a Liga Espírita do Brasil.Estas instituições disputavam entre si, dividindo o movimento.

Foi em um evento da Liga Espírita do Brasil, por sinal um evento internacional, que se tentou acertar um acordo nos bastidores, aproveitando a presença de lideranças importantes do eixo sul-sudeste. Delineada em seus princípios, uma comissão foi formada e iniciou diálogo com a presidência da Federação Espírita Brasileira, preservando a FEB, mas criando um Conselho Federativo Nacional, representativo das federativas estaduais.

Decidiu-se um critério para evitar criar um órgão com mais de uma representação estadual, o que foi uma ação claramente contra a divisão que existia em um movimento que, longe de estar frágil como parece entender Aubrée e Laplantine, enfrentou uma ditadura e manteve-se com um número substantivo de sociedades e federativas espíritas.

A primeira ação do Pacto Áureo foi a Caravana da Fraternidade, que tendo por interlocutor Leopoldo Machado e por financiador Lins de Vasconcelos, um dos mais hábeis articuladores do pacto, viajou pelo norte-nordeste em busca de uma adesão nacional.

Não houve campanhas institucionais contra a Umbanda, especificamente. Desde a mais tenra idade, vejo um esforço contra o sincretismo em geral pelo movimento espírita.

Aubrée e Laplantine dizem que as federações “resolveram criar uma ‘Grande Conferência Espírita’ para criar o Conselho Federativo Nacional”. Dizem também que, ao término da conferência que reuniu “os presidentes de todas as federações de estado, que defendiam a orientação kardecista, foi assinado o ‘Pacto Áureo’ que consagrava a aliança indefectível de todas as instituições que o assinavam, fossem subordinadas à FEB ou fossem autônomas, como, entre outras a FEESP...” (p. 198-199)

Nada mais estranho aos trabalhos que li que esta análise. O CFN é um órgão sediado na FEB, autônomo e, apesar da falta de autonomia financeira, não é subordinado a ela. Não houve participação de todas as federativas “de orientação kardecista”, como mostrei acima, e não há tanta centralidade da ameaça umbandista por detrás do Pacto Áureo.

O mais curioso é que sobram documentos e livros sobre o mesmo. Escritos até por pessoas que votaram em suas federativas contra o pacto, como é o caso de Memórias e Reminiscências Espíritas, de Deolindo Amorim, e dos inúmeros livros escritos por Leopoldo Machado, documentando suas viagens em detalhes. Ney Lobo publicou um trabalho sobre Lins de Vasconcellos detalhado e com reprodução de inúmeros documentos.

Minha impressão pessoal é que Aubrée e Laplantine preencheram os espaços em branco abertos pela ambição do projeto e pela falta de tempo e acesso a informações importantes com hipóteses imaginativas. Esta impressão se repete ao longo da leitura da tese. Como lhes falta interlocução, as fragilidades permaneceram. Houve também um privilégio aos autores acadêmicos que produzem sobre o Espiritismo, o que é muito curioso, porque os autores estrangeiros fazem análises etnocêntricas e nem sempre bem justificadas. Mais recentemente antropólogos brasileiros têm desconstruído pontos mais polêmicos.

Nada disto foi visto pelos colegas franceses, que ficaram mais impressionados com as supostas comunicações de médiuns e com o que teria caráter mítico (o papel da espiritualidade na história, na obra de Chico Xavier, a psicopictografia de quadros de pintores impressionistas, por exemplo, que é vista como um realismo fantástico pelos autores europeus), como se viessem ao Brasil assistir a um desfile de carnaval...

Em um próximo trabalho tratarei da questão da pobreza para os franceses e da ação social espírita.
(Agradeço ao Prof. Alexandre Caroli as sugestões ao texto e a atenção com que o recebeu.)

27.2.10

À VENDA O PRIMEIRO LIVRO DA COLEÇÃO ESPIRITISMO NA UNIVERSIDADE


Há dois anos, no Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo, o Prof. Marco Milani apresentou um trabalho que mostrava as teses e dissertações que tratavam de temas relacionados ao Espiritismo no Brasil, que ele pesquisou no banco de teses da CAPES. Como fossem dezenas e em diversos estados, elas sensibilizaram a Profa. Nadia, da Universidade de Franca, que voltou à sua cidade e encontrou respaldo em um grupo de professores para tentar realizar um projeto: criar a coleção "Espiritismo na Universidade".
Conseguido o apoio da Universidade de Franca, eles entraram em contato com acadêmicos que concordassem em ceder seus direitos autorais para o Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo - Eduardo Carvalho Monteiro, que seria beneficiário e articulador do projeto em parceria com a UNIFRAN, assim como o distribuidor dos exemplares.
Minha tese foi escolhida como a primeira a ser publicada, e começamos um trabalho de obtenção de apoio financeiro para a empreitada. Após a submissão do projeto por duas vezes, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, em reunião ordinária da Câmara de Saúde, Humanidades e Artes aprovou o recurso que viabilizava a impressão.
Neste ínterim, a equipe da Editora UNIFRAN já havia diagramado e orçado duas vezes o livro. Coube à Editora EME o melhor orçamento e o final da parceria, uma vez que ela desenvolveu a capa acima para o livro e a coleção.
No final de fevereiro, estava impresso e entregue o "abre-alas" da coleção, uma tese defendida na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo que trata da cultura organizacional de uma sociedade espírita e da motivação de voluntários que operam em uma de suas atividades de promoção social.
A tese tem um capítulo inteiro dedicado ao movimento espírita brasileiro e ao ethos na obra de Allan Kardec. Ela compreende uma revisão da obra de três grandes estudiosos da motivação: Maslow, McClelland e Nuttin, assim como uma proposta de modelo teórico para o estudo de organizações do terceiro setor (autônomas, que não visam lucro, com grande efetivo de mão de obra voluntária, autogerenciadas).
A história da Creche Futuro (nome fantasia) se desdobra aos olhos do leitor, assim como os relatos de história de vida dos voluntários, a partir dos quais se pôde rever o modelo teórico de motivação desenvolvido até então.
O livro custa 28 reais e pode ser adquirido na livraria virtual do CCDPE (http://www.ccdpe.org.br) ou na da Editora EME (http://ww.editoraeme.com.br).

15.2.10

MAIS UMA DISSERTAÇÃO COM TEMÁTICA ESPÍRITA


O mestrando Yuri Elias Gaspar defende sua disertação de mestrado orientada pelo Prof. Dr. Miguel Mahfoud no dia 22 de fevereiro de 2010, na Universidade Federal de Minas Gerais.
O Dr. Miguel tem publicado e orientado trabalhos, geralmente com base metodológica da Fenomenologia, de temas ligados ao senso religioso e Psicologia.
Diferentemente do empirismo formal, a Fenomenologia privilegia o diálogo e a construção do sentido pelas pessoas pesquisadas, o que situa o pesquisador em uma esfera intersubjetiva.
Não tenho ainda maiores informações sobre o trabalho de Yuri, mas conheço a seriedade que ele dedica aos seus trabalhos, portanto, será recomendo a participação dos interessados, uma vez que as defesas são abertas ao público.

7.2.10

UM EPISÓDIO DA VIDA DE CHICO XAVIER


O centenário de Chico Xavier, no dia 02 de abril, já tem dois eventos: o lançamento do filme sobre a vida do médium e o lançamento de um selo pelos Correios homenageando a data.
A melhor biografia em circulação (perdoem-me os autores das que ainda não li) ainda é a do jornalista Marcel Souto Maior. Linguagem fácil e acessível, busca de fontes não espíritas para entender as diferentes visões sobre os acontecimentos, nenhuma mitificação do Chico apesar de uma simpatia discreta.
Um episódio interessante que ele recuperou detalha as inseguranças do grupo de Pedro Leopoldo e do movimento espírita no início da prática mediúnica do jovem Francisco de Paula Cândido. O jovem médium psicografava, as pessoas desejavam publicar mas não sabiam como fazê-lo. Escreveram para Inácio Bittencourt, diretor do jornal espírita Aurora, que recomendou que se publicasse os trabalhos assinando-os com F. Xavier. Não havia menção de médium ou mediunidade.
Narra Marcel, que um dia a poetisa potiguar Auta de Souza ditou a Chico o soneto abaixo:
Nossa Senhora da Amargura

Mãe da Dores, Senhora da Amargura,
Eu vos contemplo o peito lacerado
Pelas mágoas do filho muito amado,
Nas estradas da vida ingrata e dura.

Existe em vosso olhar tanta ternura,
Tanto afeto e amor divinizado,
Que do vosso semblante torturado
Irradia-se a luz formosa e pura;

Luz que ilumina a senda mais trevosa,
Excelsa luz, sublime e esplendorosa
Que clareia e conduz, ampara e guia.

Senhora, vossas lágrimas tão belas
Assemelham-se a fúlgidas estrelas:
Gotas de luz nas trevas da agonia.


Belo soneto, que foi publicado no "Novo Almanaque Luso-Brasileiro para 1932" em Lisboa, segundo os articulistas do Grupo de Estudos Avançados Espírita - GEAE.

Marcel diz que um poeta português escreveu a Chico elogiando-o, entusiasmado. O médium ficou envergonhado. Como ele poderia aceitar elogios de um poema que não lhe pertencia? Não seria errado publicar em seu nome algo que ele sabia ter sido criado por outra pessoa? A partir daí Chico Xavier não mais ocultaria a origem mediúnica de seus trabalhos.


1.2.10

VOCÊ CONHECE ESTE ESPÍRITA?

Foto 1: Quem será?
Recebi a foto como cortesia do Oceano, da Video Spirite. Vocês sabem me dizer quem é? Comentem... Darei a resposta no final do mês de fevereiro.