20.8.18
PROGRAMAÇÃO DO 14 ENLIHPE
Acima está a programação do 14 Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo, que acontecerá em Belo Horizonte, nos dias 25 e 26 de agosto. As vagas já estão esgotadas.
16.8.18
CONVERSANDO COM OS ESPÍRITOS
Por um ou dois anos estive escrevendo o livro "Conversando com os espíritos", com o apoio do Instituto Lachâtre. Hoje de manhã recebi as imagens, folder, release e outros produtos para divulgação. O "filhote" está no correio, ainda não consegui folhear e ver como ficaram o texto e as muitas imagens.
O livro é um misto de memória e estudo, experiência e reflexão. O texto do revisor, que percebeu bem a proposta, segue abaixo.
Os interessados podem adquirir seu exemplar no site do Instituto Lachâtre, que lançou com preço promocional. Basta acessar http://www.lachatre.com.br/loja/ e escrever a palavra conversando na caixa de busca (lá está escrito: digite o que está procurando)
Livro mostra como abordar e acolher espíritos em reuniões mediúnicas
Autor aproveita e homenageia figuras importantes do movimento espírita de Belo Horizonte
Reuniões mediúnicas não são abertas ao público pelo mesmo motivo de nos consultarmos com médicos, psicólogos e afins a portas fechadas. O que será dito entre o profissional e paciente não diz respeito a mais ninguém.
Em centros espíritas que seguem o que Allan Kardec, codificador do espiritismo, preconizou, a prática é a mesma. Espíritos que se apresentam revoltados, tristes, ameaçadores, amedrontados, irônicos etc. requerem abordagens específicas. Para tanto, a equipe que os atende deve ter conhecimento profundo de espiritismo e de prática mediúnica, além de profundo amor e compaixão por quem é levado para receber auxílio de um grupo mediúnico sério.
No intuito de deixar bem claro o passo a passo da prática mediúnica, a Editora Lachâtre está lançando o livro Conversando com os espíritos.
Escrito pelo psicólogo espírita Jáder dos Reis Sampaio, de Belo Horizonte (MG), a obra é também um rico manancial de histórias sobre espíritos que foram atendidos e socorridos na Associação Espírita Célia Xavier (AECX), na capital mineira. Entre atordoados ou dispostos a atordoar, todos os desencarnados recebem tratamento diferenciado e adequado a cada caso. Mas todos resultam no mesmo final feliz: percebem que não pertencem mais ao mundo dos vivos; libertam-se de sentimentos de medo, ódio, ou vingança, reencontram antigos afetos e são acolhidos em suas dores para se adaptarem, à vida espiritual, agora embalada pelo amor de Jesus Cristo por toda a humanidade.
Conversando com os espíritos é também uma lírica viagem ao universo espírita belo-horizontino. Entre fundações de centros espíritas e implantações de reuniões mediúnicas, o autor conta a história da vida de vários espíritas que ajudaram a transformar a AECX num centro espírita de bases sólidas.
Título: Conversando com os espíritos
Selo: Lachatre
Formato: 15,5 X 22,5
Nº de Páginas = 256
ISBN: 978.85.8291.070-2
Preço de Capa = R$ 34,90
Gênero: Mediunidade
15.8.18
A LIVRARIA QUE ALLAN KARDEC NÃO FUNDOU
O Espiritismo Comentado tem se dedicado no último mês a divulgar os trabalhos do 14o. Encontro Nacional da LIHPE, mas muitas coisas vêm acontecendo que demandam um diálogo com os leitores. Hoje gostaria de conversar sobre a proposta de transformação de uma livraria na França em Museu Allan Kardec, feita pela blogueira Mari, sob o título: "Salve a livraria fundada por Allan Kardec em Paris". Quem quiser assistir o trabalho acesse: https://tipsparis.com/
Visivelmente emocionada, a blogueira ficou conhecendo a Livrairie Leymarie, e de boa fé veiculou diversas informações falsas, inclusive a que vai no título do post: Essa livraria não foi fundada por Allan Kardec! Lá também não aconteceram fenômenos de mesas girantes. Allan Kardec, encarnado, nunca esteve nesse endereço físico...
Na placa da frente do imóvel na "Rue de Saint Jacques" se lê: Ocultismo - Livraria. No vidro acima da porta está escrito: Edições Leymarie Ciências Psíquicas - Astrologia.
Pelo que se vê no filme, há um grande quadro de Allan Kardec, dentro da livraria, o que pode ter contribuído para que a população na França associasse espiritismo a ocultismo e outras ideias místicas. A foto está em https://scontent.fplu9-2.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/39162740_1799746120062921_3862815477747154944_n.jpg?_nc_cat=0&oh=e5dec6ddbb85fc6a14f40383a516f46f&oe=5C142978
Kardec fundou uma livraria na Rue Lille 7, em 1869, e não em 1858, como se acha no Facebook da Librairie Leymarie. 1858 é o ano da pubicação da Revista Espírita (Revue Spirite), cujo título ficou sob a responsabilidade de Leymarie, alguns anos após a desencarnação de Allan Kardec. https://www.facebook.com/pg/librairieleymarie/about/?ref=page_internal
A trajetória de espaços físicos e livrarias que sucederam a desencarnação de Allan Kardec podem ser lidas resumidamente, na publicação que o blog Espiritismo em Movimento fez: https://espiritismoemmovimento.blogspot.com/2018/08/a-livraria-espirita-e-livraria-leymarie.html?m=1
Para uma leitura mais detalhada, temos livros bem fundamentados em pesquisa documental:
- O legado de Allan Kardec - autora: Simoni Privato
- Madame Kardec - autor: Adriano Calsone
São dois textos muito fáceis de se ler, bem escritos e interessantes (para quem deseja conhecer o movimento espírita francês após Kardec).
14.8.18
EXPERIÊNCIAS DE QUASE-MORTE
O administrador Paulo Neto, estudioso espírita, teve aprovado para apresentação no 14o. Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo seu trabalho intitulado "Experiência de quase-morte: casos que evidenciam a sobrevivência da alma e explicações da doutrina espírita". Este artigo se tornou capítulo do livro "A sobrevivência da alma em foco", que lançaremos no evento.
Paulo Neto
Segundo Sleutjes e colaboradores,
“Experiência de quase morte é uma experiência pessoal associada com morte ou
morte iminente. Tais experiências podem abranger uma variedade de sensações,
incluindo afastamento do corpo, sentimentos de levitação, serenidade total,
segurança, calor, a experiência de absoluta dissolução e a presença de uma
luz.”
Paulo relata diversos casos que ele retira da literatura de divulgação das pesquisas de EQM. Neles, encontraremos relatos de percepção de luz, de objetos específicos em lugares que não permitem percepção sensorial, descrições claras dos procedimentos de ressuscitação e do trânsito de pessoas na sala e sensações de paz.
O autor nos explica de forma didática a relação entre os registros do eletroencefalograma imediatamente antes e após uma parada cardíaca.
Após relatar diversos eventos descritos não explicáveis como resíduos de funcionamento dos neurônios do cérebro, da memória ou coisa semelhante, Paulo revê uma teoria desenvolvida por Allan Kardec, a da emancipação da alma, como candidata à explicação dos fatos recorrentes, mas ainda sem explicação com base apenas no funcionamento orgânico.
Se não conseguiu vaga no 14o. Enlihpe, confira o trabalho no livro e a apresentação no YouTube, após o evento.
Sleutjes, A; Moreira-Almeida,
A; Greyson, B (2014). "Almost 40 years investigating near-death
experiences: an overview of mainstream scientific journals". J. Nerv. Ment. Dis. 202: 833–6. doi:10.1097/NMD.0000000000000205. PMID 25357254.
10.8.18
RECORDANDO AS PESQUISAS COM MÉDIUNS
Os médicos Eric Pires e Leandro
Franco escreveram para o 14º Enlihpe dois trabalhos, que se encontram no livro
“A sobrevivência da alma em foco”.
Eric Ávila
No primeiro trabalho levantam a
contribuição de César Lombroso, médico italiano nascido em 1835. Após ter
publicado trabalhos sobre o hipnotismo e ridicularizado a existência dos
fenômenos espirituais, ele estudou, a convite de Chiaia, a médium Eusápia
Paladino a partir de 1891, atribuindo-lhe inicialmente um diagnóstico de
epilepsia e histeria. Após anos de estudos, Lombroso publicou em 1909 o livro
“Hipnotismo e mediunidade”, no qual trata de inúmeros fenômenos de efeitos
físicos e de temas como a fisiopatologia de Eusápia e de outros médiuns
estudados à época. Ele reconhece a existência da mediunidade e dos espíritos.
Leandro Franco
No segundo trabalho, os autores
fazem uma análise das principais teorias discutidas no livro “Mediunidade e
sobrevivência”, escrito por Alan Gauld para divulgar cem anos de fundação da
Society for Psychical Research, em Londres. Os estudos foram publicados por pesquisadores
da casa, revistos ante a leitura dos procedures,
e livros deles. Médiuns como Leonore Piper, Sra. Leonard, entre outros, têm
seus fenômenos analisados à luz das teorias explicativas que surgiram. Gauld se
posiciona favorável à hipótese da imortalidade para explicar fenômenos como
manifestação de habilidades não aprendidas, “traços de personalidade, os
propósitos, e todo um ponto de vista característico de uma pessoa outrora
viva”. Com esta posição ele aponta fenômenos que teorias como a da super-percepção
extra sensorial (super-PES) tem dificuldades em explicar.
4.8.18
VICTOR HUGO: UM MESMO AUTOR EM "PÁRIAS EM REDENÇÃO" E "OS MISERÁVEIS"?
Outro autor de trabalho do 14 Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo é o bacharel em linguística e literatura colombiano, J. Mário N. Sáenz. No seu trabalho, ele compara, usando métodos da chamada "análise sociocrítica", a obra de um autor conhecido, Victor Hugo, especialmente em seu livro "Os miseráveis", com o livro "Párias em redenção", psicografado por Divaldo Franco e atribuído ao mesmo autor.
Apesar de não termos o autor no nosso evento, teremos seu capítulo no livro "A sobrevivência da alma em foco", escrito em espanhol, para os interessados. Veja abaixo o resumo do capítulo.
J. Mário N. Sáenz
"A Doutrina Espírita e seu codificador, Allan
Kardec, asseveram que a melhor de todas
as provas de identidade se funda na linguagem e nas circunstâncias fortuitas.
Contudo, por acaso a linguagem não pode
ser manipulada por espíritos enganadores para fingir o que não são? É claro
que sim. Da mesma forma que entre os homens, os discursos se manipulam no que
se refere à linguagem articulada conformada por signos linguísticos, o que chamamos de língua. Todavia, a linguagem também está formada por outros signos,
semióticos, que geralmente se
expressam de maneira espontânea, mostrando toda nossa essência no que dizemos
ou enunciamos. Por isso, não é possível manter imposturas permanentes, pois em
qualquer momento ou de qualquer maneira nos colocaremos a descoberto. Assim,
diversos estudos da linguagem têm sido realizados para conhecer a complexidade humana através
de seus discursos. Esses métodos, sustentamos, podem ser aplicados entre a
humanidade desencarnada e suas comunicações, sobretudo as escritas. Mas, não só
se trata de descobrir ou evitar a mistificação,
também, de examinar minuciosamente as estruturas profundas da linguagem para
aproveitar todos os acontecimentos da prática mediúnica a partir da linguagem como ferramenta de
identificação ou compreensão para todos os casos. Como proposta, realizamos um
estudo comparativo da linguagem das obras em questão, aplicando o enfoque
sociocrítico em três dimensões: literária, semiótica e social."
23.7.18
UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA ATUAL SOBRE A MEDIUNIDADE NO 14 ENLIHPE
Lamartine Palhano Jr. desenvolveu um método denominado "varredura medianímica" (Transe e Mediunidade, 1998) no qual diferentes médiuns se concentram em um mesmo objetivo proposto. Por exemplo, se alguém traz um caso de obsessão ao grupo, as diferentes percepções mediúnicas e anímicas obtidas sobre esse caso frequentemente são muito mais esclarecedoras, possibilitando a análise de convergências e divergências entre as percepções individuais, trazendo consequências muito interessantes à prática da mediunidade..
Neste trabalho que foi escrito por Raphael Vivacqua Carneiro, engenheiro, doutorando em Ciência da Computação, e Luana Poltronieri de Souza, graduada em Administração, mestre em Educação, pesquisadora do CNPq no grupo GEPEME, os autores relatam os resultados de 13 casos pesquisados com a utilização dessa metodologia em seu grupo. Eles estarão presentes no 14º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo que acontecerá nos dias 25 e 26 de agosto na Sede Federativa da União Espírita Mineira, em Belo Horizonte - MG, Brasil. Seu trabalho compõe um dos capítulos do livro "A sobrevivência da alma em foco".
Luana Poltronieri de Souza
Raphael Vivacqua Carneiro
Veja abaixo o resumo:
"Este
trabalho explora o problema da sobrevivência da alma, realizando experimentos
de evocação de pessoas falecidas por meio do método proposto por Palhano Jr.,
que utiliza prece e a varredura
medianímica. Testamos a reprodutibilidade do método, avaliando a sua
eficácia, as suas vantagens e as suas dificuldades práticas, numa equipe
composta por 12 integrantes, com diferentes níveis de experiência prática no
campo da mediunidade. Segundo o autor do método, as condições para a sua
efetividade são: a formação de um campo psíquico coletivo, fruto da harmonia
entre os participantes; a canalização do transe em direção a um mesmo alvo
estabelecido, sem dispersões psíquicas; a utilização de todos os variados
recursos anímicos e mediúnicos; a benevolência dos propósitos. Para testar a eficácia
do método, utilizamos um protocolo para controle das informações obtidas
medianimicamente. Realizamos experimentos envolvendo 13 pessoas falecidas,
sendo que em apenas 8 desses casos estava presente alguém com forte ligação
afetiva com o alvo. Os resultados obtidos sugerem que o método é eficaz,
reproduzível e apresenta vantagens em relação à prática mediúnica mais comum."
Palavras-chave: evocação de espíritos,
varredura medianímica, sobrevivência da alma.
20.7.18
VOCÊ TRABALHA COM COMUNICAÇÃO SOCIAL EM SEU CENTRO ESPÍRITA?
A União Espírita Mineira promoveu o Primeiro Encontro de Comunicação Social Espírita de Minas Gerais. Eu assisti a programação de domingo e fiquei conhecendo dois bons expositores da Federação Espírita Brasileira e, pelo que entendi, da Federação Espírita do Estado de Goiás, também.
André Siqueira tratou de princípios e finalidades e Ivana Raisky compartilhou bastante sua experiência prática com o tema e as questões que surgem quando se trabalha com voluntários em equipe.
Recomendo aos interessados que trabalham na área ou são voluntários tirar um tempinho para assistir.
17.7.18
MUITO PRAZER: FREDERICA HAUFFE.
A Vidente de Prevorst
Elton Rodrigues, físico e Carolina Machado, química industrial, vão apresentar o trabalho "Ensaio sobre as anotações do Dr. Kerner com respeito aos fenômenos psíquicos da Sra. Frederica Hauffe" no 14o. Enlihpe. O evento acontecerá na Sede Federativa da União Espírita Mineira, nos dias 24 e 25 de agosto de 2018. As inscrições estão esgotadas, mas o conteúdo poderá ser acessado no livro "A sobrevivência da alma em foco" e as apresentações serão futuramente publicadas via Youtube.
Abaixo, um resumo do trabalho.
Elton Rodrigues
Carolina Machado
"As
pancadas em Hydesville são tidas como um marco histórico das tradições do
espiritualismo moderno e do espiritismo. Porém, já antes disso, numerosos
fenômenos evidenciaram a comunicação entre os vivos e os mortos, sendo,
portanto, de relevância histórica para o conhecimento do movimento espírita
brasileiro. As notáveis manifestações psíquicas da sra. Frederica Hauffe,
estudadas e registradas pelo dr. Justinus Kerner, em 1829, é um desses casos.
Este trabalho tem por objetivo realizar um levantamento dos fenômenos que podem
ser interpretados como mediúnicos à luz do espiritismo, nas anotações
realizadas pelo dr. Kerner, a partir das observações feitas por ele durante o
tratamento realizado na sra. Hauffe, entre 1826 e 1829. Além do exame
exploratório da obra do dr. Kerner, realizamos um levantamento bibliográfico,
não apenas em Allan Kardec, mas também em alguns outros autores que citam os
estudos realizados com a sra. Hauffe. Os resultados de nossa análise inicial
são sugestivos de que há uma grande gama de informações contidas nas anotações
do dr. Kerner que estão presentes na codificação espírita, algumas apenas com
nomenclatura distinta."
13.7.18
O QUE NÃO COMPROVA A EXISTÊNCIA DA ALMA?
Alexandre Fontes da Fonseca, físico residente em Campinas, SP, vai apresentar no 14 Enlihpe um trabalho bem original. Ele argumenta que a auto-organização dos corpos não é suficiente para defender a sobrevivência da alma e que as propriedades quânticas da matéria também não. Ao contrário, a última tese seria de base materialista, e os espíritas que a advogam costumam não perceber essa contradição. Leia abaixo o resumo do artigo, que irá compor o livro "A sobrevivência da alma em foco":
O resumo do trabalho:
"O desconhecimento dos mecanismos que descrevem os fenômenos complexos da vida ainda hoje desafia os pesquisadores na formulação de modelos e teorias a respeito dos mesmos. Essa dificuldade fez alguns estudiosos espiritualistas pensarem que, talvez, alguns desses fenômenos só podem ser explicados pela ação de um agente não-material como a alma ou o Espírito. Dois exemplos de tipos de fenômenos que suscitaram tais hipóteses são analisados aqui com o propósito de esclarecer que, na verdade, eles não servem como evidência ou indício da existência e sobrevivência da alma. Um desses tipos de fenômenos consiste da chamada auto-organização dos corpos dos seres vivos e a manutenção de suas estruturas. O outro tipo de fenômeno consiste da relação entre certas propriedades quânticas da matéria e os conceitos de mente, consciência ou alma. A crença na ideia de que seria o Espírito o responsável pela aglutinação e organização da matéria dos corpos vivos data do século retrasado e ainda vige nos dias atuais, embora a ciência já tenha demonstrado, já a algumas décadas, que o fenômeno decorre de fatores puramente materiais. Menos antigas, as hipóteses da mente ou a alma ser quântica, ou de que existem relações entre a alma e o corpo baseadas em propriedades quânticas da matéria, permeiam e seduzem o movimento espírita em função de especulações científicas e espiritualistas. Além dessas ideias terem dado surgimento ao chamado “misticismo quântico”, mostraremos como essa associação prematura e superficial entre conceitos quânticos e conceitos espíritas abre uma brecha materialista, isto é, que leva, exatamente, à consequência contrária à ideia da existência e sobrevivência da alma. Na atualidade, nenhum dos fenômenos citados acima é capaz de encarar a razão da ciência em defesa da existência e sobrevivência da alma. Concluímos destacando a forma como Kardec demonstrou a existência da alma e que continua sendo a forma mais adequada para investigar e demonstrar a existência e sobrevivência da alma."
TERMINADAS AS INSCRIÇÕES PARA O SALÃO DA UNIÃO ESPÍRITA MINEIRA: 14o. ENLIHPE
Após alguns dias de inscrições, já não há mais vagas para o 14o. Enlihpe no salão principal da sede federativa da União Espírita Mineira. A federativa disponibilizará outra sala com telão para os interessados em estar presentes. Se houver desistências, eles serão prioridade para ocupar as vagas que surgirem.
Convido os interessados a se inscreverem na sala 2, porque terão acesso aos livros, autores, expositores e outros participantes nos horários comuns.
Contamos com o entendimento das pessoas que desejam participar do evento.
Jáder Sampaio
pela Coordenação do 14o. Enlihpe
10.7.18
ABERTAS AS INSCRIÇÕES DO 14o. ENLIHPE
Estão abertas as inscrições para participação no 14o Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo.
A inscrição gratuita pode ser feita em: https://www.uemmg.org.br/noticias/abertas-inscricoes-para-encontro-nacional-da-liga-de-pesquisadores-do-espiritismo-14o
A programação pode ser acessada no link https://espiritismocomentado.blogspot.com/2018/06/14o-encontro-nacional-da-liga-de.html
Sejam bem-vindos os interessados!
9.7.18
LUIZ FERNANDO FALA DE SÓCRATES NO 14o. ENLIHPE
Luiz Fernando Bandeira de Melo também apresentará um trabalho sobre o filósofo Sócrates no 14o. Enlihpe. Ele é doutorando em filosofia na Universidade de Coimbra - Portugal e coordenador do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita em duas casas espíritas de Uberlândia - MG: "O Consolador" e Estrada de Luz"
"Podemos apontar Sócrates como proponente
do pensamento em que o conhecimento sobre a imortalidade da alma favorece consequências
evolutivas morais para o ateniense? Perpassando os escritos de Platão encontramos
passagens que propiciam tal interpretação no âmbito filosófico-religioso e que
assim, autorizam uma resposta positiva. Objetivo assim este trabalho, para uma
discussão sobre as interpretações de discursos socráticos portadores de ideias
inovadoras onde a inegável imortalidade da alma condiciona a evolução moral do
homem. Dentre as várias apresentações de Sócrates nos textos platônicos,
privilegiarei nesta abordagem as que o mostra conhecedor do fim filosófico e religioso
de sua missão deflagrada oracularmente de ajudar o próximo a conhecer-se melhor.
Missão para a qual ele emprega o conhecimento sobre a imortalidade da alma e
seu futuro após a morte do corpo em transmigrações sucessivas, como um fator determinante
na transformação da moral do homem. Para fundamentar
nossa interpretação sobre a doutrina socrática, será necessário expor
argumentos para além da sua missão apolínea, observando o conteúdo das
manifestações do seu daimon, um
intermediário divino que o orientava em algumas decisões junto a
interlocutores. Para tanto, além dos textos platônicos e os de Xenofonte, se
tornarão úteis apontar alguns autores que também esclarecem o que pretendemos
demonstrar a respeito do pensamento filosófico-religioso de Sócrates como
inovador. Portanto, conduziremos nossos esforços neste trabalho para responder à
questão: Sócrates agrega o conhecimento da imortalidade da alma à evolução
moral do homem?"
O 14o. Enlihpe acontecerá na Sede Federativa da União Espírita Mineira, nos dias 25 e 26 de agosto de 2018. Na oportunidade os textos completos dos trabalhos serão disponibilizados no livro "A sobrevivência da alma em foco", publicado pelo Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo- Eduardo Carvalho Monteiro, em parceria com a Liga de Pesquisadores do Espiritismo. As inscrições ainda não estão abertas, mas as vagas serão limitadas.
6.7.18
MARCO MILANI; MAIS UM AUTOR DO PROGRAMA DO 14 ENLIHPE
Marco Milani é mais um expositor do 14o. Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo. Ele é de São Paulo - SP, mas atualmente reside no interior paulista, onde preside a USE Regional de Campinas.
Marco é professor da Unicamp, onde coordena autalmente o programa de pós graduação stricto sensu em administração. Foi entrevistado por Eliana Haddad, do Correio Fraterno, durante o 10o. Enlihpe, para tratar das relações entre as ciências e o espiritismo. É uma entrevista de apenas 8 minutos, na qual ele explica como os trabalhos do Enlihpe são selecionados.
Marco é professor da Unicamp, onde coordena autalmente o programa de pós graduação stricto sensu em administração. Foi entrevistado por Eliana Haddad, do Correio Fraterno, durante o 10o. Enlihpe, para tratar das relações entre as ciências e o espiritismo. É uma entrevista de apenas 8 minutos, na qual ele explica como os trabalhos do Enlihpe são selecionados.
Este anos, direcionamos a programação para o tema: sobrevivência da alma, aceitando os trabalhos sobre o assunto para apresentação oral, e aceitando para apresentação em forma de pôster os trabalhos igualmente bons, mas que não tratam do tema central, ou a pedido do autor.
O 14 Enlihpe acontecerá nos dias 25 e 26 de agosto de 2018, na sede federativa da União Espírita Mineira, em Belo Horizonte - MG.
O 14 Enlihpe acontecerá nos dias 25 e 26 de agosto de 2018, na sede federativa da União Espírita Mineira, em Belo Horizonte - MG.
4.7.18
14o. ENLIHPE - SAMUEL NUNES MAGALHÃES
O 14o. Enlihpe está chegando, e os interessados me perguntam: quem vem?
Consegui uma entrevista com Samuel Nunes Magalhães, falando de seu livro "Anna Prado: a mulher que falava com os mortos", publicado pela Federação Espírita Brasileira.
Memorialista, fundou e presidiu Centros de Documentação Espírita no Amazonas e em Pernambuco. Está responsável pelas áreas de arquivo e museu da FEB.
Samuel tem também o livro "Charles Richet, o apóstolo da ciência e o espiritismo"
Samuel vai conversar sobre a polêmica questão das edições de "A Gênese", em uma mesa com Marco Milani.
O 14o. Encontro Nacional da LIHPE acontecerá nos dias 25 e 26 de agosto de 2018 na Sede Federativa da União Espírita Mineira, em Belo Horizonte-MG.
30.6.18
14o. ENCONTRO NACIONAL DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO
Estivemos sem novas publicações nas últimas semanas em função da organização do 14o. Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo.
O tema de 2018 será "Sobrevivência da alma" e foram aceitos trabalhos variados. A programação de estudos para o público geral é a seguinte:
PROGRAMAÇÃO – 25/08/18
Sábado
07h30 Recepção, credenciamento
e entrega de material
08h25 Prece de Abertura
Palavras
iniciais: LIHPE / CCDPE-ECM / USE / UEM / FEEES / NUPES
Conferência
de abertura – É possível investigar a existência da alma?
(Alexander Moreira Almeida – Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde da
Universidade Federal de Juiz de Fora – NUPES-UFJF)
Palestra -
A importância da fundamentação transcendental e idealista para a ideia de
imortalidade do espírito. (Humberto Schubert Coelho - Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde da Universidade Federal de
Juiz de Fora – NUPES-UFJF)
Trabalho 1 - Tema: O que não comprova a sobrevivência da alma? (Alexandre Fontes da
Fonseca – União das Sociedades Espíritas de São Paulo – Regional Campinas e Editor
do Jornal de Estudos Espíritas)
Palestra 2 - A relação entre
a LIHPE e CCDPE-ECM (Júlia Nezu – Presidente do Centro de Cultura, Documentação
e Pesquisa do Espiritismo - CCDPE-ECM – São Paulo)
Trabalho 2 - Tema: As investigações sobre a sobrevivência da
alma (Marcelo Gulão – Professor de História do Colégio Naval – Rio de Janeiro)
Trabalho 3
– Tema: Prova da sobrevivência da alma (Paulo da
Silva Neto Sobrinho – Centro Espírita Manoel Felipe Santiago – Belo Horizonte)
Mesa: A Gênese (Coordenação
Jáder Sampaio – Associação Espírita Célia Xavier-Belo Horizonte-MG, Marco
Milani – União das Sociedades Espíritas de São Paulo – Regional Campinas,
Universidade de Campinas e Samuel Magalhães – memorialista espírita, autor do
livro “Ana Prado, a mulher que falava com os mortos”, membro do Centro de Documentação Espírita do Ceará - CDEC e organizador,
junto com o Luciano Klein, do Memorial Bezerra de Menezes, em
Fortaleza, além de colaborador da FEB, na área da memória e documentação)
Apresentação de Pôsteres: Um estudo das cartas de Chico Xavier (Alexandre Caroli Rocha – Doutor
em Literatura do Programa de Teoria e História da Literatura da Universidade de
Campinas – Unicamp), Evidências televisuais
da matriz religiosa espírita na produção teledramatúrgica nacional (Marcos
Vinícius Meigre e Silva – Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal
de Minas Gerais)
Homenagem: Alfred Russel
Wallace (Jáder Sampaio – Associação Espírita Célia Xavier – Belo Horizonte-MG)
17h20 Encerramento do dia
17h30 Assembleia
da Liga de Pesquisadores do Espiritismo – LIHPE (para membros da LIHPE)
Domingo - 26/08/2018
8h30 Prece
de Abertura
Trabalho 4 – Tema: Experimentos de evocação de pessoas falecidas por meio do método de varredura medianímica (Raphael Vivacqua Carneiro – Grupo de Pesquisa
Lampejo e Núcleo de Pesquisas da Federação Espírita do Estado do Espírito Santo –
Doutorando da Universidade Federal do Espírito Santo)
Trabalho 5 – Tema: Mediunidade e sobrevivência- um século de
investigações: a contribuição de Alan Gauld para o estudo da imortalidade
(Leandro Santos Franco de Aguiar e Eric Vinícius Ávila Pires - Associação Médico Espírita de Minas Gerais)
Trabalho 6 – Tema: A
sobrevivência da alma e o progresso moral em Sócrates (Luiz Fernando Bandeira
de Melo – Doutorando em Filosofia na Universidade de Coimbra - Portugal)
Trabalho 7 – Tema: Ensaio
sobre as anotações do Dr. Kerner com respeito aos fenômenos psíquicos da Sra.
Frederica Hauffe (Elton Rodrigues e Carolina Machado- Associação de Física e
Espiritismo da Cidade do Rio de Janeiro)
Trabalho 8 – Tema: Cesare
Lombroso: da biografia à transição paradigmática (Eric Vinícius Ávila Pires e
Leandro Santos Franco Aguiar - Associação Médico Espírita de Minas Gerais)
11h55 Comentários finais e prece de encerramento
O evento acontecerá na União Espírita Mineira - Sede Federativa, situada na Avenida Olegário Maciel 1627 - Lourdes. Belo Horizonte - MG
As inscrições ao público serão gratuitas, mas limitadas e ainda não estão abertas, informaremos assim que disponíveis.
Informações sobre hotelaria:
Os indicados para ficar perto da UEM são os itens 01 e 02.
1- Hotel Royal
Endereço: R. Rio Grande do Sul, 856 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30180-002
Telefone: (31) 2102-0000
2 - Promenade Bh Platinum (na Av. da União Espírita Mineira) Endereço: Av. Olegário Maciel, 1748 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30180-111
Telefone: (31) 2125-3800
3 - Hotel Ibis Budget Belo Horizonte Minascentro (07 quarteirões da UEM, perto do Mercado Central) Endereço: Av. Bias Fortes, 783 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30170-011
Telefone: (31) 3343-6400
4 - Ibis Belo Horizonte Liberdade Hotel (Bairro próximo para se locomover de carro, perto da Praça da Liberdade e da Feira Hippie) Endereço: Av. João Pinheiro, 602 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30130-180
Telefone: (31) 2111-1500
5. Hotel San Diego Express, Endereço: Av. Barbacena 41 – Barro Preto, entre a Via Expressa e a Av. Augusto de Lima. (Bairro próximo para se locomover de táxi ou Uber)
Telefone: (31) 3614-3750
Apoio
22.5.18
PIERRE JANET: UM PSICÓLOGO ESTUDA FENÔMENOS DE SONAMBULISMO
Manoel Philomeno de Miranda atraiu minha atenção para alguns
clássicos da psicologia e psicopatologia que não foram sequer citados no curso
de psicologia que fiz há cerca de trinta anos, apesar de sua influência no
pensamento psicológico e psicopatológico. Sua leitura mostra como era
importante a questão da mediunidade e dos fenômenos parapsicológicos naquela
época, haja vista que alguns dos autores que cheguei a estudar, principalmente
da França e da Inglaterra, se ocuparam com os fenômenos espirituais.
Um desses autores foi Pierre Janet (1859-1947), que estudou
medicina e filosofia e tornou-se professor de Filosofia na Universidade de
Harvre aos 22 anos, época em que teve contato com pacientes interessados em
fenômenos psicológicos. Interessado em estudar alucinações, foi apresentado
pelo Dr. Gilbert à Léonie, uma mulher que havia sido hipnotizada pelo Dr.
Perrier of Caen (discípulo do Barão Du Potet, magnetizador) e que produzia
fenômenos à época muito divulgados, mas pouco conhecidos pela psicologia
nascente, como a “clarividência, a sugestão mental e a hipnose à distância”.
Janet conseguiu produzir em Léonie, fenômenos de hipnose à
distância, o que gerou um artigo, comunicado em uma sociedade de psicólogos
parisiense. A partir daí ele conheceu Charcot, Charles Richet, Myers e
Sidgwick, e a Society for Psychical
Research, em Londres, que enviou ao Havre um de seus membros para “verificar”
o seu trabalho. Janet afirma em sua autobiografia que:
“Os experimentos que eu conduzi a
pedido dessa comissão e com as precauções exigidas forneceram resultados muito
interessantes: o sonambulismo coincidiu exatamente com a sugestão mental dada à
distância de um quilômetro, dezesseis vezes em vinte tentativas.”
Entre 1882 e 1889, Janet estudou com Charcot na Salpetriére
e escreveu uma tese sobre “O estado mental das histéricas” (1892), na qual associa
os eventos da neurose (histérica) com ideias fixas do sujeito e sua
predisposição à sugestão. Posteriormente ele admite que o fenômeno mais
importante é a sugestibilidade, e que nem sempre há ideias fíxas, como em um caso de hemiplegia histérica.
Como os doentes mentais ficam sugestionáveis? Janet não
aceita a ideia corrente de que o sujeito se auto-sugestiona e entende que as
funções psicológicas de resistência e síntese se enfraquecem. O enfraquecimento
pode dar-se por quatro motivos: o trauma emocional que afeta subconscientemente
o sujeito, a exaustão de todos os tipos, padecimentos orgânicos e predisposição
hereditária.
Outra contribuição de Janet à psicopatologia se deu na
continuidade de seus estudos com pacientes com o que hoje se chama de
depressão, e que ele descreveu com o nome de psicastenia, uma nova neurose
distinta da histeria e da epilepsia (que parece ter sido considerada uma forma
de neurose até ser associada às descargas elétricas no cérebro).
Cada vez mais os trabalhos de Janet foram direcionados pelo
desenvolvimento da psicologia e da psicopatologia, e deixando no passado a
questão dos estranhos fenômenos obtidos em situação de hipnose.
A influência do pensamento de Janet não se restringiu ao
meio acadêmico, sendo muito utilizado o conceito de ideias fixas nos livros
ditados por André Luiz a Chico Xavier, na explicação de fenômenos psicológicos
entre os Espíritos.
Um dos conceitos de Janet que serão usados por outros
autores na tentativa de explicar a mediunidade, os fenômenos dos sonâmbulos e a
sugestibilidade hipnótica é o conceito de desagregação, que trataremos em outra
matéria, ao falar de Joseph Grasset.
8.5.18
GEOGRAFIA(S) DO MUNDO ESPIRITUAL
O título desta matéria é também o título do capítulo do
livro “O espiritismo, as ciências e a filosofia”, publicado em 2014 pela Liga
de Pesquisadores do Espiritismo – LIHPE e pelo Centro de Cultura, Documentação
e Pesquisa do Espiritismo – Eduardo Carvalho Monteiro – CCDPE-ECM.
Escrito pelo então geógrafo e mestre em geografia, hoje
doutorando em geografia Chrystiann Lavarini, o trabalho traz inúmeras
contribuições ao pensamento espírita contemporâneo.
Ele se inicia com a apresentação de conceitos gerais
em geografia, como território, região, lugar, paisagem e espaço geográfico,
esse último conceito influenciado pelo conhecido geógrafo brasileiro, Milton
Santos.
Uma vez definidos os conceitos, o autor faz a análise do
relato espiritual contido em dois livros: “O céu e o inferno”, de Allan Kardec
e “A crise da morte” do italiano Ernesto Bozzano.
Ao comparar os relatos dos Espíritos felizes com os dos Espíritos
sofredores, Lavarini explica:
“Os territórios ocupados
pelos Espíritos Sofredores diferem, e muito, do quadro apresentado pelos
Espíritos Felizes, sobretudo pela sua incapacidade de viver e perceber as regiões distintas do grau evolutivo a que
pertencem, associado à impossibilidade de se locomoverem livremente no espaço.”
(Lavarini, 2014, p. 185)
Lavarini identificou quatro espíritos no livro de Kardec que
falam de trevas: Claire, Lisbeth,
Palmyre e Joseph Maitre. Ele entende que a descrição pode ser entendida como um
estado consciencial, que por afinidade e atração ocasionaria “espaços
resultantes do insulamento a que suas consciências encontram-se submetidas”.
Ao analisar as pesquisas de Bozzano, baseado no relato de
dezessete espíritos desencarnados, o autor entende que “a existência de uma
paisagem espiritual objetiva, que nem sempre é passível de ser produzida ou
reproduzida somente pela vontade espiritual, mas que se enquadra dentro das
manifestações psíquicas coletivas do Mundo Espiritual.” (Lavarini, 2014, 193)
O texto é longo, citado de forma rigorosa e repleto de
contribuições, que não dá para apresentar no espaço de um blog. Chrystiann
mostra a consistência entre a pesquisa de Bozzano e a de Allan Kardec e
demonstra a necessidade de entendermos a conceituação geográfica para
entendermos o que nos dizem os espíritos sobre a vida no mundo espiritual.
Recomendo aos leitores do Espiritismo Comentado a leitura do
texto e do livro, que traz muitas contribuições a quem deseja realmente estudar
o espiritismo. Ele pode ser adquirido na livraria virtual do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo - Eduardo Carvalho Monteiro e nas distribuidoras de livros espíritas, como a Candeia e a Boa Nova.
1.5.18
A CRIPTESTESIA DE CHARLES RICHET E A HIPNOSE
Ainda estudando o hipnotismo com Manoel Philomeno de Miranda, o autor
espiritual fez um comentário muito breve sobre os estudos de Charles Richet, e
resolvi rever os dois livros do autor francês que tenho. Richet, como muitos
sabem, foi prêmio Nobel de medicina com seus estudos sobre anafilaxia em 1913.
Tenho dois livros de Richet sobre
a ciência que ele denominou como metapsíquica: o “Tratado de metapsíquica” e “O
sexto sentido”.
Como sabemos, a Metapsíquica não
nasceu do nada. Ela referencia-se nos estudos do magnetismo animal,
especialmente do sonambulismo provocado, depois hipnotismo, dos estudos espíritas e das pesquisas
posteriores, como as de Albert de Rochas, embora não tenha a sobrevivência da
alma como um de seus princípios.
No Tratado, Richet vai tentar
mostrar que existe evidência suficiente para mostrar a existência de um
fenômeno que ele denomina de “criptestesia”. O que se percebe, é que
influenciado pelo materialismo francês do século XIX, ele tenta se afastar da
hipótese espiritualista como explicação dos fenômenos que ele mesmo seleciona
de outras pesquisas ou observa.
Por “criptestesia”, Richet se
foca nos conhecimentos que se obtêm sem o uso, imediato ou original, dos cinco
sentidos. Ele diz tratar-se de “uma sensibilidade oculta, uma percepção das
coisas, desconhecida quanto ao mecanismo” (p. 100)
O médico francês parte dos estudos sobre lucidez, faculdade descrita pelos magnetizadores, que afirmam ter visto sonâmbulos descrevendo “objetos encerrados em caixas de construção opaca, ler em livros fechados, fazer viagens em lugares que lhes eram desconhecidos,quando então os descreviam exatamente, adivinhar o pensamento do magnetizador e dos assistentes.” (p. 101)
Ele considera a telepatia como “um
caso particular de lucidez, de que é parte inseparável”. (p. 108). A palavra telepatia
teria sido criada por Myers e seria empregada futuramente pela parapsicologia,
significando a capacidade de percepção de pensamentos alheios sem o uso dos
cinco sentidos.
No Tratado, Richet classifica a
criptestesia em acidental e experimental (que é provocada para estudo). A
criptestesia acidental, que acontece em indivíduos conscientes, pode ser denominada
de monições: o conhecimento do passado
(monição do passado) ou do presente (monição do presente) e as premonições (do
futuro). A criptestesia experimental, segundo o autor, é provocada e encontrada
em fenômenos mediúnicos, sonambúlicos ou hipnóticos.
Richet já usa o conceito de
transe, possivelmente obtido dos estudos sobre a hipnose, na qual há alteração
do estado de consciência, justificada pelos estudiosos desse campo através do “adormecimento”
de áreas do córtex cerebral.
Kardec trata da lucidez no
contexto do sonambulismo, como na passagem abaixo:
“Se a ação do
fluido magnético é hoje um ponto geralmente admitido, o mesmo não se dá em
relação às faculdades sonambúlicas, que ainda encontram muitos incrédulos no
mundo oficial, sobretudo no que toca às questões médicas. .... O mesmo se dará
em breve com a lucidez intuitiva...” (Emprego oficial do magnetismo animal. Revista
Espírita, outubro de 1858)
Sob a ótica
espírita, Richet deu um passo atrás, abandonando, por exemplo, a diferenciação
entre mediunidade e hipnotismo, preocupado que estava em colher evidências que
mostrassem a existência de conhecimentos não oriundos da aprendizagem, que ele deu
o nome de criptestesia, abrangendo uma fenomenologia extensa. Posteriormente,
na parapsicologia, Rhine iria fazer algo semelhante, estudando apenas a
telepatia, que como vimos, era considerada por Richet como um caso específico
dos fenômenos de lucidez.
No final do seu
livro “O sexto sentido”, Richet admite que uma “...ciência tem duas fases. A
primeira é a constatação de fenômenos. A segunda é a sua teoria explicativa.”
(p. 271) e ele admite que avançou apenas até a constatação de fenômenos, e que
a teoria explicativa viria depois. Ele admite que diversas explicações poderiam
ser válidas como “a telepatia ou ingerência dos espíritos, ou hiperestesia
anormal dos sentidos normais” (p. 271).
Sobre a hipnose, ele afirma que ela é capaz de aumentar a obtenção de fenômenos de criptestesia.
Richet parece
ter sido relegado à história da parapsicologia nos dias de hoje, e lido apenas
pelos espíritas mais estudiosos, capazes de valorizar seu projeto de pesquisa e
os resultados que obteve, sem se importarem com a questão da aceitação ou não
do pensamento e da teoria espíritas.
Fontes:
Richet, Charles.
Tratado de metapsíquica (tomo I). 2 ed. São Paulo: LAKE, 2008.
Richet, Charles.
O sexto sentido. São Paulo: Sociedade Metapsíquica de São Paulo, 1940.
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