Defesa de dissertação de mestrado, publicação em forma de livro, divulgação em revistas técnicas e divulgação mais ampla: esse é o caminho de todo trabalho acadêmico que tem relevância social.
Jeferson Betarello publicou o livro "Unir para Difundir", segundo volume da coleção "Espiritismo na Universidade", empreendida por um grupo de professores da Universidade de Franca, em parceria com o Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo - Eduardo Carvalho Monteiro.
Uma das questões centrais do livro-dissertação é: por que uma doutrina tão identificada com as raízes culturais do povo brasileiro não se representa significativamente em forma de números juto ao censo do IBGE?
O que são federativas, qual sua missão e como se organizam? Esta é uma pergunta que muitos espíritas com anos de vivência em centros espíritas costuma não saber responder.
Jeferson referenda-se em duas categorias que já se encontram muito difundidas entre os antropólogos: os frequentadores e os adeptos (também chamados de trabalhadores).
Uma questão que surge no meio da entrevista: É o Espiritismo uma Religião? Esta é uma questão que não se cala desde os livros de Kardec.
Polêmica, trouxemos a entrevista ao Espiritismo Comentado para incentivar a discussão de seus leitores e divulgar o trabalho de Betarello.
n
Nenhum comentário:
Postar um comentário