Débora Vitorino teve uma surpresa desagradável em sua última viagem à França. Ela foi ao famoso cemitério Père Lachaise, visitar túmulos de espíritas franceses e de espiritualistas reconhecidos pelo movimento espírita.
Figura 2: Detalhe da pichação. (maio de 2010)
O túmulo de Kardec, sempre florido e visitado constantemente, estava intocado. Há anos ele sofreu um atentado à bomba que exigiu da prefeitura de Paris a sua recuperação.
Na visita que fez no mês de maio, ela encontrou o túmulo de Gabriel Delanne pichado com tinta vermelha aplicada sobre os nomes e abaixo deles. A comparação das fotos de 2006, 2008 e 2010 não deixam dúvida quanto ao ato de vandalismo.
Figura 3: Túmulo de Delanne antes da pichação em maio de 2006
Qual seria a motivação dos vândalos? Religiosa? Fanatismo político? Oposição às ideias espíritas, consideradas irracionais pelos ignorantes do pensamento espírita?
"- Não encontrei coisa semelhante em nenhum outro túmulo no cemitério, apenas no de Papus (Dr Encausse, espiritualista francês do século XIX-XX)." Débora, como todos os admiradores da civilização, da democracia e da liberdade de crença, repudiou o ato.
O que está acontecendo no velho mundo? O que ocorre na pátria da revolução francesa? Um retrocesso aos tempos do absolutismo e da inquisição? Uma ditadura da "lógica da república"? Esperamos que não.
É uma real falta de respeito!!!
ResponderExcluirCom o passar do tempo tenho mais certeza que os seres humanos não estão evoluindo...
é uma pena que isso tenha acontecido...