Foto: Observatório de Juvisy
Flammarion foi um astrônomo francês muito laureado por seus trabalhos de divulgação da astronomia junto à sociedade e pela fundação do Observatório de Juvisy, para onde foi após desligar-se do observatório de Paris.
Ele, contudo, ficou conhecido por suas ligações com Allan Kardec e com a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, onde trabalhou como médium psicógrafo durante algum tempo. Tomado de incertezas quanto a sua mediunidade, afastou-se temporariamente do movimento espírita, mas nunca deixou de pesquisar e publicar sobre os fenômenos da vida após a morte. Dois livros interessantes, com o resultado de pesquisas que ele fez sobre relatos de mediunidade são: A morte e seu mistério e O desconhecido e os problemas psíquicos.
Além dos livros de pesquisa, Flammarion escreveu ficções com temas entre a astronomia e o espiritualismo, para divulgar o pensamento espírita. Como os espíritas costumam ser hiperrealistas, nas palavras do Dr. Alexandre Caroli, eles costumam não entender a finalidade e o papel de livros como Stella, O fim do mundo, Urânia, entre outros.
Chrystiann Lavarini me enviou recentemente um site francês com diversas fotos de Flammarion, pouco conhecidas pelo movimento espírita brasileiro. Confiram!
Deve ser um espirito com as inquietudes de um Da Vinci!Passei pelo site , interessante.
ResponderExcluirParabéns pelo Post, Jader.
ResponderExcluirAdemir Xavier
Obrigado, Ademir, mas pelo menos metade dos méritos é do Chrystiann Lavarini. Lembra dele no ENLIHPE?
ResponderExcluir